Customer Experience: como melhorar a experiência do seu cliente.

Customer Experience: como melhorar a experiência do seu cliente.

Começo esse texto com duas perguntas: Qual a pior experiência que você já teve enquanto consumidor?

E quando foi a última vez em que você foi surpreendido e teve uma experiência incrível? Com certeza te veio algumas lembranças, acredito que as negativas ultrapassam as positivas. O termo Customer Experience - CX, ou experiência do cliente em português, ainda não tem um conceito bem definido, mas ele surgiu com a indústria ao perceber que a relação de compra e venda vai além da troca pura e simples do produto pelo capital. Para simplificar, a empresa Forrester Reserarch trouxe esse conceito: “Trata-se de como seus clientes percebem todas as interações com sua empresa”.

E cabe ressaltar aqui, que o foco deverá estar no seu cliente, sempre. Pensando no mercado competitivo, é natural que você se questione em como pode se destacar dos concorrentes, e é nesse exato momento em que a experiência do cliente vem como um grande diferencial. Oferecer esse diferencial pode te trazer alguns benefícios, como: Reforçar a preferência pela empresa; Fidelizar atuais e novos clientes e Aumentar a receita. Algumas dicas, podem te orientar para gerar uma boa experiência. É fundamental que você sempre que possível, converse e conheça seu cliente, isso te auxiliará a criar uma base de relacionamento.

Uma vez que você conhece seu cliente, você tem a oportunidade de demonstrar sua preocupação com ele e oferecer o melhor serviço ou produto que atendam às suas necessidades. Faça o possível para atendê-lo, mas não faça promessas que não poderá cumprir, e se por acaso prometer, supere as expectativas. Busque sempre inovar, pois a experiência tem que ser única. Traga algo diferente, seja no serviço ou no produto ou nas interações rotineiras, surpreenda!