Instagram para Empresas

Instagram para Empresas

          Com uma audiência expressiva e com números significativos, o Instagram é uma ferramenta poderosa para agregar na estratégia de marketing da sua empresa. Então, estar presente nessa rede social é praticamente um dever. O Instagram Business ou Instagram para Negócios surgiu em 2016 e trouxe ainda mais sentido para que perfis comerciais se tornassem presente. Mas você não sabe o que é o Instagram Business? Calma, eu te explico!

O que é o Instagram Business?

          Desde que o Instagram surgiu, empresas, negócios e serviços estavam lá mas era praticamente impossível analisar os resultados dessa mídia, sendo que era por meio das curtidas e dos comentários que baseavam essa análise. Então, o Instagram Business surge com novas possibilidades, dentre elas: a oportunidade de criar perfis comerciais, patrocinar publicações e ter acesso à métricas. Uma ferramenta dedicada inteiramente para empresas que permite muito mais do que divulgar informações como endereço, telefone de contato e descrição do negócio. Os perfis comerciais têm acesso a dados de métrica, como por exemplo, impressões, alcance e engajamento das publicações. Além disso, é possível analisar o perfil dos seus seguidores como gênero, idade, localização, horário e dias em que mais navegam na rede social. Como dissemos, é possível impulsionar os posts mas dá para ir além e até vender produtos dentro do aplicativo, legal não é mesmo?

Como criar um perfil comercial?

          Agora que você já sabe como o Instagram Business pode ajudar o seu negócio, está na hora de criar o seu perfil comercial para ter acesso a todos os benefícios. O primeiro passo é ter uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com ao menos 100 seguidores. Feito isso, abra o menu de configurações no Instagram e selecione conta e a opção de “mudar para conta profissional”. Pronto, agora é só selecionar o perfil do Facebook que você deseja linkar ao seu perfil, mas fique atento, perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais. Preencha as informações da sua empresa e clique em concluído.

Métricas

          Agora que você tem um perfil comercial e já iniciou com as suas publicações, é hora de acompanhar as métricas. Na opção de informações você tem acesso à esses dados dividido em três blocos: Conteúdo, Atividade e Público. Em conteúdo, é possível verificar suas publicações, os stories e suas promoções. Em atividade, você consegue verificar os números de visitas no seu perfil, os cliques no site, o número de alcance e impressões. Já em público, você consegue acompanhar o crescimento do seu perfil, como por exemplo, quantos novos seguidores você tem e quantos deixaram de seguir, além do perfil de seus seguidores, como suas localizações, faixa etária, gênero e os dias e horas em que eles mais acessam.

Como ser assertivo com o Instagram Business?

Com todas essas informações, é possível você potencializar suas ações e ser mais assertivo em suas estratégias. Mas como fazer isso? Para melhorar sua performance, é indispensável ter o perfil comercial no Instagram. Parece bobeira, mas muitas empresas não possui o perfil comercial e o Business veio justamente para melhorar a presença das empresas no aplicativo. Também é preciso otimizar suas estratégias, basicamente você precisa entender o que funciona e o que não funciona na divulgação do seu negócio. Com a ajuda das métricas de resultados é possível identificar se está funcionando para você, ou não. Mas não para por aí, é preciso fazer testes A/B e entender o que impacta em seus números. Como já dissemos, com o Business é possível patrocinar o conteúdo, então anuncie! Essa é uma maneira de alcançar mais pessoas e gerar mais visibilidade e você pode explorar os formatos, como publicações tradicionais que aparecem na timeline, vídeos curtos, carrossel ou stories, por exemplo.

E aí, já está pronto para explorar o Instagram? Se você tem alguma dúvida ou precisa de ajuda, conte com a gente!