Você sabe quais são os 8 Ps do Marketing Digital?

Você sabe quais são os 8 Ps do Marketing Digital?

Bom, vamos lá, se você chegou até esse artigo, certamente você já ouviu falar sobre os 4 Ps do marketing, não é mesmo?
Calma, não se desespere! Os Ps de produto, preço, praça e promoção ainda são fundamentais nas decisões e estratégias de marketing e negócios para empresas. Mas, temos que admitir que os tempos mudaram e o comportamento do consumidor também, e isso foi o start para que estudiosos da área aprimorassem esse conceito e criassem os 8 Ps do marketing digital. Sem mais delongas, vamos aos novos Ps do marketing digital: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão. Agora que fomos apresentados, vamos entender a premissa de cada um deles.

1. Pesquisa
Por meio da internet, temos acesso à infinitas informações que nos permitem entender o comportamento dos consumidores e com isso, definir o público a ser alcançado e os principais meio de alcança-lo através de análise. É a partir da pesquisa que conseguimos criar as estratégias de aproximação e alcance.

2. Planejamento
Agora que temos os dados da pesquisa, podemos planejar as estratégias. Lembre-se que todo planejamento deve ter seus objetivos claramente definidos, pois é a partir dele que melhoramos o relacionamento com o público. Fale como você pode ajudar a resolver problemas, ofereça soluções e aos poucos mostre seus produtos ou serviços. É importante lembrar que as pessoas possam estar em etapas diferentes da compra. Então, a palavra é organização. Defina onde, quando e o que será publicado, de forma que atenda a todos.

3. Produção
Com o planejamento em mãos, é hora de colocá-lo em prática. Pense o que será preciso para produzir o que está no papel. Pense além das redes sociais (dizemos isso, pois é o que toda empresa pensa em primeiro instante: vou divulgar no Facebook, no Instagram, etc) e que tal investir em Adwords? Já pensou em criar um blog para atrair seu público? Com o conteúdo em mãos e as estratégias definidas, você precisa agora divulgá-los da melhor maneira.

4. Publicação
Dando início na produção, agora você já pode avançar com a publicação. É essencial que nesta etapa a sua atenção esteja voltada para o marketing de conteúdo. Formate as publicações seguindo os critérios de SEO, sem deixar de lado as pesquisas realizadas.

5. Promoção
Com as campanhas e publicações estruturadas, é hora de utilizar os melhores canais para a promoção. Defina as melhores mídias, mas lembre-se do conteúdo de interesse e que melhor se engaja em cada uma delas.

6. Propagação
Uma das maneiras de propagar o conteúdo é estimular quem interagiu com a publicação. Até parece que estamos falando do bom e velho marketing boca a boca. Utilizar as mídias pagas é um caminho para acelerar os resultados e direcionar a publicação para o público-alvo.

7. Personalização
Em algum momento do caminho, será necessário realizar personalizações e adaptações do plano. Então, é importante que você tenha meios de aperfeiçoar o relacionamento com o público e conhecê-lo mais.

8. Precisão
Nesta etapa você precisa mensurar os resultados de suas ações para saber o retorno gerado pelo seu investimento. É a maravilha do marketing digital que nos permite analisar nossas ações, o que se assemelha com o primeiro P (pesquisa). Acrescente informações ao público que você definiu no início, aprimore seu planejamento e sua produção.