Estratégia de Marketing

Estratégia de Marketing

O marketing está em todos os lugares e já faz parte do nosso cotidiano. Vamos conhecer um pouco mais sobre as estratégias e como você pode aplicá-lo para atrair mais vendas?


O que é estratégia de marketing?

Tem gente que realiza ações sem ao menos entender o marketing, seus termos e o que eles significam. Se pensarmos na palavra estratégia de forma isolada, conseguimos partir do preceito de que para traçar uma estratégia, no mínimo precisamos saber o que queremos e onde queremos chegar e a partir disso, planejar para saber como alcançaremos esse objetivo, concorda? No marketing, é preciso mais do que apenas planejar para se ter uma estratégia de sucesso, é preciso acompanhar durante todo seu processo. E você deve estar se perguntando, mas o que eu preciso acompanhar de fato e como posso fazer isso. Vamos te dar algumas dicas para que a sua estratégia de marketing alcance resultados eficientes.

Objetivos
Se você não sabe onde está indo, pode ser que chegue em qualquer lugar ou em lugar nenhum. E se tratando de alcançar resultados, isso não é nada bom. Defina o que a sua empresa pretende alcançar com o marketing digital. Embora você tenha muitos objetivos possíveis, é importante elencar as principais ações que o ajudarão a chegar lá e ter em mente o tempo que elas demandarão.

Comunicação
Bom, agora que todos sabem para onde estão indo, é importante que andem na mesma direção. Sabemos que a comunicação é primordial para o sucesso de uma empresa, e não seria diferente com a estratégia de marketing. Não se trata de mágica, as pessoas comprometidas nesse processo precisam estar envolvidas e manter uma boa comunicação.

Atualização
Se engana quem pensa que aprendeu sobre estratégias de marketing e poderá seguir a colocando em prática para sempre. Quando falamos de marketing digital, estamos em um universo constante, e você precisa estar sempre atualizado. Assim, sempre que houver mudanças relevantes, você estará preparado.

Análise de Resultados
Se você quer saber se a estratégia está funcionando, analise o resultado. No marketing, nós analisamos os resultados por meio de métricas e KPIs. As métricas são dados relevantes de pontos específicos do planejamento. Por meio dessas métricas, é possível identificar quantas novas compras foram realizadas, e qual o lucro que elas trouxeram, por exemplo. Com esses dados, você pode compará-lo com os objetivos definidos no planejamento e verificar se está no caminho certo.


Quais os benefícios de ter uma estratégia?

Já apresentamos alguns dos benefícios da estratégia de marketing, mas vamos te mostrar o quanto vantajoso é no dia a dia para sua empresa. 

Menos desgaste e mais assertividade
É inviável estruturar uma estratégia de marketing digital sem nenhum planejamento. Sem levantar as informações e critérios necessários, é o mesmo que guiar um veículo à cegas, e isso geraria conflitos na equipe, maus resultados e claro, um estresse e um desgaste desnecessário.
Ser assertivo também está relacionado a ter uma boa estratégia. Quanto mais informações de qualidade você tiver antes de tomar uma decisão, mais chances você terá de acertar nos pontos que terá de fazer ao longo da jornada. E podemos concordar que com tantos caminhos para se seguir, é importante saber onde empenhar mais esforços, e essa pode ser a maior diferença entre o lugar de dúvida e o sucesso. Descomplique, tenha uma estratégia.

Economia
A palavra que é a menina dos olhos de qualquer empreendedor. E você deve estar cansado de saber que decisões ruins custam caro. Quando você não tem uma estratégia, é muito comum errar na tomada de decisão e isso te custa tempo para a refação ou o conserto, além de energia da sua equipe que deveria estar focada em outra tarefa. Não podemos deixar de mencionar, o prejuízo financeiro que alguns casos em que um investimento incerto pode ocasionar. Com estratégia, você evita tomar decisões ruins e evita custos desnecessários.

Motivação
Quem não quer ter ao lado uma equipe motivada e em sintonia? Um time com objetivos claros e metas traçadas (vamos lembrar de que as metas precisam ser possíveis de se atingir), maior a probabilidade de se unirem para alcançá-los. Mas o benefício não é somente numérico, um time engajado tem interesse em se manter atualizado, e em um mercado competitivo, é extremamente importante para a empresa.


Estratégia de Marketing x Plano de Marketing

Estamos falando de estratégia de marketing, mas você sabe a diferença entre ele e o plano de marketing? É sempre confuso, mas nós estamos aqui para descomplicar.

Como vimos acima, a estratégia de marketing conota o que a sua empresa deseja alcançar, por meio de seus objetivos e metas. O próximo passo depois de ter essa estratégia definida, é a hora de identificar as ações de marketing, que demandam estudo e planejamento. É então, neste exato momento em que o Plano de Marketing entra em ação.
O planejamento precisa e deve ser direcionado por um objetivo. Na hipótese de que seu objetivo seja alcançar mais pessoas, focar em novos meios de divulgação pode ser uma boa estratégia de marketing. Com isso, é o momento de elaborar o plano contendo as campanhas de comunicação voltadas para esse novo público.

 

Dicas para elaborar uma estratégia de marketing de sucesso

 Antes de apresentarmos as dicas, é bom ter sempre a lembrança de que a estratégia de cada empresa deve ser única, de acordo com o público, os objetivos e os recursos disponíveis, além de uma série de fatores. Mas, como um todo, existem alguns elementos que são primordiais para quem deseja ter o marketing digital como um aliado de sucesso. 

• Personas
É impossível falar de marketing digital e não mencionar a palavra persona. Ela é o princípio para suas ações, por isso é fundamental que não haja erro na criação dessas. Para a estratégia dar certo, crie personas sólidas, pode ser mais que uma, o seu negócio e o seu objetivo irão definir isso.

• Presença
Estar presente nos canais de marketing corretos para a sua estratégia é primordial. Existem vários canais em que você pode estar presente, mas é importante que você saiba qual funciona para você e não insistir gastando tempo e energia com canais que não trazem nenhum resultado. Veja os principais canais:

- Blog: Se você quer ganhar credibilidade e autoridade com seu público, esse é um dos melhores canais para isso.
- Redes Sociais: Para quem quer estar presente no dia a dia e investir em aproximação, as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outras são fundamentais.
- Youtube: Falar diretamente com o público alvo é uma estratégia muito útil. Além do Youtube, invista também em vídeos para stories. É um meio de comunicação que tem engajado mais a cada dia.
- E-mail marketing: Se você quer manter sua persona engajada, a newsletter é uma ótima aliada.
- SEO: Para aumentar as visitas no seu site, o Google é um importante canal.


Ferramentas de qualidade

As ferramentas são essenciais para auxiliar com as ações de marketing digital, seja na propagação do conteúdo ou seja na análise de resultados. Existem ferramentas que são pagas mas também existem opções gratuitas e que funcionam muito bem, obrigado.

Veja essa lista de ferramentas para te auxiliar:

- RD Station
- Sistema CRM
- Ghostery
- SEMrush
- BuzzSumo
- Extensão Moz
- Google Analytics
- Mailchimp
- Trello
- Mozbar
- WooRank
- SEOWorkers Analysis Tool
- Google Search Console
- Web Developer
- Fanpage Karma
- Keyhole
- Hootsuite
- Quintly
- Iconosquare


Conhecer o universo digital

Se você vai investir em marketing digital, então conheça o ambiente, saiba como ele funciona e o que ele oferece, e evite ser o perdido. Nesse universo, existe uma linguagem e um comportamento condizentes, e lembre-se que você está falando diretamente com seus fãs, um pequeno deslize, pode causar desconfortos e acabar prejudicando seus resultados.

KPIs apropriados
Um KPI sozinho não faz uma campanha de marketing digital, por isso é preciso escolher indicadores apropriados para medir os objetivos que você escolheu. Existem diversos KPIs que te auxiliam na hora de analisar, como vendas, marketing, atendimento, SEO e o que mais for relevante para suas metas.

Criar uma estratégia de marketing digital e acompanhar de perto seus resultados é praticamente um item obrigatório para um negócio que tem o desejo de crescer. Se ficou alguma dúvida sobre esse processo, podemos conversar mais sobre isso.