O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?


Cada vez mais falamos sobre o marketing na perspectiva de criar relacionamento com o consumidor, e uma das maneiras de ter resultados nessa estratégia é utilizar o Inbound Marketing que também é conhecido por Novo Marketing e pode ser traduzido por Marketing de Atração. A ideia é atrair o seu potencial cliente fora do seu momento de compra, ao invés de interrompe-lo, como costumeiramente o marketing tradicional funcionava. O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de atrair um público-alvo específico, para assim, conquistar sua atenção e criar um relacionamento. Vamos conhecer os principais benefícios do Inbound para sua empresa?

Benefícios do Inbound Marketing


Quando falamos de atrair potenciais clientes, é sempre um benefício para seu negócio, não é mesmo? E quando fazemos isso por meio de conteúdos relevantes os benefícios são ainda melhores e mais eficientes. Vejamos alguns benefícios que vai te fazer querer iniciar com o Inbound agora mesmo:

- Alcançar o público certo. O Inbound Marketing se destaca quando o assunto é comunicar o público certo pois o conteúdo é segmentado e claro, de relevância.
- Criar um relacionamento mais próximo com o cliente. Quando você disponibiliza um conteúdo que ajuda o potencial cliente na prática e não tenta empurrar seu produto ou serviço nele a qualquer custo, você cria uma relação de confiança. É nesta etapa em que sua persona estará mais aberta e receptiva para conhecer mais sobre o que você tem a oferecer.
- Persuasão. Você construiu uma relação com seu potencial cliente mas para converter em vendas é preciso ser persuasivo. Durante todo esse caminho percorrido por meio do Inbound, em que você já estabeleceu a confiança com conteúdos relevantes para ele, fica mais fácil para o mesmo tomar a decisão de compra.
- Encurtar o ciclo de vendas. O ciclo de vendas, basicamente é o tempo que leva do contato inicial até o fechamento da venda, em todas as etapas da jornada. E você sabe que tempo é dinheiro, e neste caso, quanto mais tempo leva para converter o lead em clientes, maior será o ciclo de vendas e maior será o seu custo. Com o Inbound, é possível antecipar essa etapa devido ao conteúdo relevante e personalizado.
- Menos custos. O Inbound Marketing é menos custoso em relação à soluções tradicionais. Com o investimento mais eficiente, você tem a possibilidade de ter um orçamento maior à disposição para aplicar em estratégias que mais funcionam no seu Inboud Marketing.
- Aumento do ticket médio. Quanto mais qualificado e informado for o seu lead durante o processo de venda, maior será a probabilidade de converter em compra. Com o Inbound Marketing, você consegue nutrir os leads além de acompanhá-los de perto para então oferecer um produto ou serviço.

As etapas do Inbound Marketing


Agora que você conheceu o Inbound Marketing e sabe que ele é uma ferramenta importante para o seu negócio, vamos conhecer e entender o seu processo. A estratégia de Inbound possui uma metodologia baseada em quatro etapas:
1- Atrair
2- Converter
3- Vender
4- Encantar

Vamos entender o que cada etapa consiste e como você pode efetivá-la.

Atrair
A ideia é atrair visitantes regulares para sua empresa, pois um site sem audiência não é vantajoso. Mas lembre-se sempre de que quantidade não significa qualidade, por isso, conquiste visitantes que de fato tenham interesse no seu produto ou serviço. Chamamos isso de tráfego qualificado, aqueles que apresentam chances reais de resultar em venda. Mas como atrair os visitantes certos? Vamos bater na tecla de sempre, use conteúdo relevante para os canais:
- Blog - principal canal de produção de conteúdo para usar no Inbound Marketing.
- Site - ao receber seu conteúdo, os visitantes no mínimo se interessarão para ver o que a sua empresa oferece e logo vão recorrer ao seu site.
- Marketing de conteúdo - ele atua em todas as etapas do funil de vendas e é uma das principais ferramentas de conteúdo do Inbound.
- Mídias sociais - espalhe seu conteúdo e fortaleça a imagem da sua marca com o público onde eles estão de fato.
- SEO - o Google é o maior site de buscas e claro, seu potencial cliente também pesquisa produtos e tira dúvidas ali. O SEO basicamente faz com que seu site seja encontrado mais facilmente e com isso, alcance mais tráfego.

• Converter
Torne seus visitantes em leads. Nessa etapa você precisa ter algumas informações do seu potencial cliente, como e-mail, por exemplo, para estreitar o relacionamento com ele. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com essa etapa:
- Landing pages - é uma página de conversões ou página de destino ou entrada, com o objetivo de conduzir o usuário de forma simples e mais objetiva possível para realizar uma ação em seu site ou blog.]
- Formulários - sua landing page vai solicitar informações da persona que serão preenchida em um formulário. É importante que você pense em um formulário objetivo, rápido e prático.
- Call to action - os famosos botões, o call to action é uma chamada à ação que pode estar direcionada ao preenchimento de formulário.

• Vender
Agora que você nutriu seus leads é a hora de transformá-los em clientes reais. Para isso, você vai precisar contar com algumas ferramentas importantes:
- Automação de marketing - as ferramentas de automação são essenciais para você manter o relacionamento com os leads e conduzi-los pelo funil.
- E-mail marketing - para manter os leads interessados, o e-mail marketing é um grande aliado pois permite estimular o interesse com um conteúdo personalizado e específico para cada caso.
- Lead scoring - o lead scoring te ajuda a identificar em que momento o seu lead está, fica mais fácil identificar quem merece prioridade no time de vendas.

• Encantar
Nesta etapa é interessante tornar o seu cliente em um promotor da sua marca, oferecendo a melhor experiência para ele por meio de relacionamento. Veja como você pode encantar seus clientes:
- Feedback do cliente - é importante ter o feedback do cliente e se ele conseguiu resultados esperados ou até mesmo foram superados pela sua expectativa, com certeza ele recomendará sua marca.
- Relacionamento ativo - esteja sempre presente para que seu cliente não esqueça da sua empresa. Faça isso com regularidade por meio de conteúdos relevantes nas redes sociais ou até mesmo com newsletter.
- Conteúdo específico - para encantar de vez, crie conteúdos específicos para as necessidades do seu cliente e deixe com que ele saiba que você se preocupa com ele. Deu para entender que o Inbound Marketing é essencial para o seu negócio crescer, não é mesmo? Se você tem interesse e deveria ter em começar o quanto antes e precisa de ajuda, fale com a gente!