O que é o Funil de Vendas?

O que é o Funil de Vendas?

          Basicamente, o Funil de Vendas é o caminho que o seu cliente percorre na jornada de compra. Você acredita que desde o primeiro contato dele com a empresa até a realização da compra de um produto ou serviço, o Funil de Vendas está presente e que é possível conduzi-lo ou acompanhá-lo nesse processo? E se você está pensando como isso é possível, nós vamos te contar como funciona o funil de vendas. O processo de compras possui várias etapas e o funil de vendas permite quantificar o desempenho da sua estratégia por meio de um sistema de CRM. Com todos os dados, é possível identificar o exato momento em que ele tem conhecimento da sua empresa ou negócio, a pesquisa que ele realiza sobre uma solução ou produto, e claro, o momento da compra e até mesmo a recomendação que ele pode fornecer depois de utilizar o produto ou serviço. É daí que conseguimos mensurar o nível de maturidade do cliente em relação à tomada de decisão de compra. Para ficar mais claro e não restar dúvidas, vamos te mostrar quais são as etapas do funil de vendas.

Quais são as etapas do Funil de Vendas?


         O Funil de Vendas é composto por etapas que estão voltadas ao topo, meio e ao fundo do funil, ou ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel) e cada uma delas tem um direcionamento e uma estratégia diferente, mas claro o objetivo é o mesmo, gerar vendas.

Veja quais são as etapas:
• Visitantes
• Leads
• Oportunidades
• Vendas

         Agora que você conhece as etapas vamos falar sobre cada uma delas:

Topo do Funil - Aprendizado e Descoberta


         Nessa primeira etapa chamada topo (ToFu) é conhecida como tomada da consciência, onde a pessoa descobre que tem um problema ou uma necessidade que até então era desconhecida e ela despertada ao entrar em contato com sua empresa. É importante que nessa etapa, você ofereça conteúdos ricos, que tragam conhecimentos e o atraia para buscar mais. Essa é uma maneira de educá-la se colocando como um especialista no assunto, assim ele entenderá que será necessário buscar sua empresa quando tiver dúvidas sobre o assunto. E, que tal dedicar um espaço em seu conteúdo para que ele se cadastre fornecendo dados, como nome e e-mail? Agora seu visitante se trona um Lead e pode avançar no funil de vendas.

Meio do Funil - Reconhecimento do problema e a consideração de solução


         Na etapa do meio conhecida por MoFu, o visitante já adquiriu conhecimento sobre o assunto e reconheceu que tem uma demanda, e busca por maneiras para resolver isso. Então, sua função nada mais é que ajudá-lo com dicas e técnicas. Lembre-se que nessa etapa estamos lidando com leads, por isso é importante deixar claro que seu objetivo é ajudá-lo e não vender a qualquer custo. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança para que o lead avance para a próxima etapa do funil.

Fundo do Funil - A decisão de compra


         Por fim, chegamos na última etapa, ou seja, no fundo do funil chamado de BoFu e estamos lidando com MQLs- Marketing Qualified Leads, que são os leads que passaram por todas as etapas e que se tornam oportunidades pois estão hábeis para receberem contato do time de vendas. Durante esse processo até chegar ao lead qualificado, sua empresa já é vista como referência no assunto e alguém com quem há a oportunidade de negociar. Então, é o momento exato para mostrar que a sua empresa é o parceiro ideal para ela. O funil de vendas se encerra quando o visitante realiza a compra e se torna um cliente. Mas você pode ir além, e criar um próximo passo para fidelizar o cliente.

E aí, vamos criar um funil de vendas para sua empresa? Conte com a gente!